MoreBlood - Um Clã que Significa > MAIS SANGUE = GUERREIROS
Moreblood
Esta seção está vazia.
ÍNDICE Meu personagem não ataca mais! Quais os tipos de armas posso usar? Minhas Habilidades causam menos dano do que o exibido na descrição! Como eu faço pra evoluir mais rápido? INTRODUÇÃO Pode-se dizer que Guerreiros têm uma porção da Força dos Bárbaros e da Destreza dos Arqueiros. Tem também um enorme arsenal à sua disposição, o que possibilita que utilize um conjunto ou combinação de armas para cada combate, adequando-se a novas estratégias conforme o adversário. O guerreiro Vantagens: Desvantagens: * O guerreiro não possui nenhum ataque mágico específico. Porém, em alguns poucos ataques, imbui suas armas com danos elementais, causando uma baixa porcentagem de dano mágico. Atributos são as características que fazem um personagem. Elas são variadas e estão relacionadas a ataque e defesa, quantidade de HP e MP, índice de acerto e esquiva, entre outros. Os atributos estão disponíveis através de duas maneiras: Este é o painel de vida, em que são exibidos HP, MP, experiência, vitalidade e chi. Além do nome do personagem, classe e nível. Esta é a janela de status, que pode ser acessada pelo comando Alt +C. Aqui são exibidas todas as informações referentes à build do personagem. Na imagem, podemos ver os atributos iniciais de um guerreiro. Pode-se perceber que o painel de vida mostra poucas informações, somente para acompanhamento durante a batalha. Já a janela de status exibe todas as informações correspondentes ao personagem. Conforme o personagem evolui, seu status também evolui. É aqui que o jogador constrói seu personagem. A cada nível avançado, o Guerreiro ganha 30 pontos de HP e 18 pontos de MP. Além disso, também recebe 5 Pontos de Status para distribuir entre CON, FOR, INT e DES. CON(constituição): INT(intelecto): DES(destreza): FOR(força): Além disso, a FOR funciona diferente dos demais atributos. A quantidade de pontos de FOR que o guerreiro possui irá gerar um fator de ataque “N”. Este número irá afetar o equipamento de ataque físico que estiver em uso. Se o Guerreiro usa uma arma com ataque “A”, sua FOR agirá como um multiplicador. Ou seja, o fator de ataque multiplicado pelo ataque da arma, será equivalente ao dano final – algo como “N x A = ataque final”. Quanto maior for o valor de FOR, maior será multiplicador.Guerreiros
Atente para ícones na parte direita da tela. Se for exibido um ícone da sua arma (vale para qualquer parte do equipamento), você precisa ir ao ferreiro e repará-la. Nota: mesmo que sua arma esteja com durabilidade zero, ainda é possível repará-la.
Espadas, machados, lanças e garras. Mais detalhes na seção “escolha da arma”.
Sim. Isto se deve ao fato de os monstros/jogadores terem defesa física e mágica. Logo, o dano causado é igual ao dano da habilidade, subtraído pelo que a defesa do alvo absorve. Para observar o valor real de dano das suas Habilidades, ataque um monstro de nível 1. Como a defesa destes monstros é praticamente nula, a habilidade causará dano próximo do máximo.
Faça todas as missões que puder, principalmente nos níveis mais baixos. Você vai perceber que, até o nível 20 ou 30, você sempre terá missões a fazer, até mesmo de níveis anteriores que ainda não pôde completar. Ao chegar no nível 40, a história já muda um pouco: as missões serão cada vez mais raras e você não irá mais conseguir evoluir um nível somente completando missões. Neste ponto, você vai precisar matar monstros extras. Uma dica é procurar monstros mágicos e que ataquem à distância, pois são mais fáceis. De preferência a monstros que dropem itens das missões “Caçada aos Dragões”, que podem ser vendidos a boas quantias rapidamente nas cidades.
O Guerreiro é uma classe versátil. Por definição, possui bons níveis de ataque e defesa física. É uma classe que pode apresentar vários tipos diferentes de personagens, levando-se em conta os caminhos que podem ser trilhados entre combinações de armas, Habilidades, builds, etc. Sua maior fraqueza é sua baixa defesa mágica.
O atributo mais importante para um Guerreiro. O aumento de pontos de força implica em:
O Guerreiro tem à sua disposição quatro tipos diferentes de armas, cada uma delas com características diferentes, que serão exploradas de acordo com o caminho escolhido pelo jogador. Escolha um tipo de arma já no início e evolua as Habilidades no caminho dela. Conforme seu nível for aumentando, ou surgir à necessidade, pode-se escolher um segundo caminho de armas – mesmo porque logo no início você não terá pontos suficientes de alma para evoluir Habilidades de dois ou mais caminhos satisfatoriamente. Se o fizer, vai ficar com dois ou mais disponíveis, porém fracos. Escolher um segundo caminho de armas ajuda bastante na evolução, pois com as diferentes características de cada arma, é possível bolar uma estratégia de jogo mais flexível de acordo com a situação. É possível até mesmo investir em todas as armas, se achar conveniente e viável. É importante frisar que a escolha da arma deve ser feita antes mesmo do início da distribuição de pontos de atributo. Isso porque as armas possuem diferentes requisitos. Por exemplo, enquanto os machados requerem muita FOR e baixa DES, as garras requerem FOR e DES médias. O não planejamento da evolução do caminho de armas pode levar o jogador a ter que se utilizar de técnicas para reverter seus atributos, o que acaba saindo caro. Antes de mais nada, é importante termos uma visão geral das armas. Na tabela a seguir, veremos de acordo com a velocidade de ataque: Agora, uma visão mais detalhada sobre o papel que cada arma desempenha na vida de um Guerreiro. Mais detalhes serão vistos na próxima seção, de acordo com os builds: Builds são as formas de “construção” do personagem, o modo de distribuir os Pontos de Status conforme o personagem evolui. Para cada build, temos vantagens e desvantagens, além de características próprias. Caberá ao jogador escolher a build de acordo com o tipo de jogo que lhe agrada, o tipo de arma utilizada e outros. No caso dos Guerreiros, as builds estão diretamente associadas ao caminho de armas seguido. Porém, antes de tratar das builds em si, vejamos um quadro geral de como a distribuição de pontos de atributo deverá ser feita, de acordo com a arma utilizada, para que você se habitue e tenha certa noção do que abordaremos mais adiante. Na tabela a seguir há um resumo aproximado de quantos pontos serão necessários gastar a cada 2 níveis*, em cada atributo, conforme o tipo de arma utilizada: * É exibida a evolução a cada 2 níveis apenas para facilitar a compreensão. O jogador pode optar por evoluir do modo que desejar entre um nível e outro desde que, ao final de 2 níveis, a distribuição esteja da forma mostrada na tabela. Note-se que sobram 3 pontos para serem distribuídos (os Pontos Extras). Recomenda-se que sejam investidos de acordo com a build e a prioridade do jogador: CON para PVE ou CON/DES para PVP, conforme pode ser visto na tabela. Conforme mencionado anteriormente, para se obter um aproveitamento próximo de 100%, é necessário traçar pelo menos um segundo caminho de armas, além do principal. Para isto, o jogador pode começar a “investir” pontos extras de atributos desde cedo para que, mais tarde, possa investir nas Habilidades do segundo (e terceiro, quarto...) caminho de armas quando houver pontos de alma suficientes. Também é possível “mesclar” as builds, conforme o exemplo abaixo: Entendido o conceito básico, partiremos para a análise de cada build individualmente. As builds estarão listadas de acordo com a escolha do caminho de armas: Machados/Martelos Possui boas Habilidades de área que causam danos medianos/altos e efeitos. É comumente escolhida pela facilidade de evolução entre os níveis, uma vez que a experiência pode ser obtida mais rapidamente com o uso das Habilidades de área, que derrotam mais inimigos de uma só vez. Vantagens: Combates PVE, boas Habilidades de área, alto dano, alta defesa física. Lanças Seus pontos fracos são as Habilidades. Apesar de possuírem um ótimo alcance e bom dano, são todas em linha reta, o que dificulta bastante nos combates PVE, e praticamente inviabiliza seu uso em combates PVP, dependendo do adversário. Vantagens: Combates PVP, alto alcance e dano, boa velocidade de ataque. Espadas de 1 mão: Ruim nos combates PVE pelas poucas Habilidades de área e danos reduzidos das Habilidades. Por outro lado, é um ótimo para PVP. Possui muitas Habilidades voltadas para este tipo de combate, alta velocidade de ataque, alto índice de acertos e esquiva, sem contar os danos críticos. Sua deficiência em HP pode ser compensada pelo refino de equipamentos e uso de pedras da alma de HP. Espadas de 2 mãos: Mediano no PVE e bom no PVP. Destacam-se pela velocidade de ataque mediana e bom dano, mas suas Habilidades de área deixam a desejar. Já no PVP, apesar de sua velocidade de ataque, possui multiplicadores de dano nas Habilidades. Isso, aliado ao alto dano da arma, o torna o maior causador de dano. Vantagens: Muitas Habilidades para PVP, velocidade de ataque alta (1 mão), maior dano causado dentre os tipos de Guerreiros (2 mãos). Uma das builds mais interessantes e complexas. Começando pelo fato de que o Guerreiro deve fazer a opção entre distribuir seus pontos extras em FOR (possibilitando que utilize equipamentos pesados, mas ficará com HP mais baixo) ou CON (que irá garantir um bom HP, mas terá que utilizar equipamentos leves e terá baixa defesa física e maior defesa mágica). Do ponto de vista do PVE, possui poucas e fracas Habilidades de área, o que dificulta bastante o dia-a-dia em relação à evolução. No PVP se sai bem, devido ao alto índice de acerto e esquiva, além dos acertos críticos. Possui uma habilidade que desabilita ataques mágicos, o que pode ser muito útil contra Sacerdotes, Magos ou Feiticeiras. Vantagens: Altos valores em esquiva, acerto e índice de acertos crítico, maior defesa mágica, velocidade de ataque altíssima.
A escolha do equipamento é de grande importância, e pode economizar dinheiro em poções e até evitar a morte em situações de perigo. Estar com o melhor equipamento disponível no momento é sempre bom e altamente indicado. Outra dica importantíssima para o guerreiro é que, pela sua baixa defesa mágica, deve-se compensar o máximo possível nos equipamentos. Portanto, esqueça os que adicionam pontos a defesa física – ela já é alta o suficiente. Prefira os que adicionam pontos à defesa mágica. Equipamentos, tanto forjados quanto dropados, podem conter slots, onde podem ser inseridas pedras da alma. Para builds que possuam baixo HP, é indicada a fusão de pedra amarela para aumentar o HP nos equipamentos defensivos (armaduras, elmos, etc.). Já para nos demais, pode-se usar aspedras das nuvens, para compensar a baixa defesa mágica. Abaixo, uma visão geral sobre a escolha dos equipamentos: Equipamentos especiais Estes equipamentos são opcionais, mas seu uso pode facilitar e muito a vida do Guerreiro. Como se tratam de equipamentos feitos com moldes, seu preço pode torná-los inacessíveis a alguns jogadores. Habilidades são as “ferramentas” de ataque e defesa do Guerreiro. Algumas são passivas, que garantem alguma vantagem permanente ao personagem. Outras são ativas, causam algum tipo de efeito – no jogador ou no alvo – ao serem conjuradas. Podem também causar dano físico ou mágico. Por isso, a build utilizada também pode influenciar em quais Habilidades evoluir. Em cada cidade principal há um NPC chamado Mestre Guerreiro, que permite evoluir suas Habilidades. Para isto, é preciso gastar pontos de alma e moedas, de acordo com o nível da habilidade. Algumas possuem requerimentos de pontos de vitalidade ou de chi para serem conjuradas. Cinco pontos de vitalidade são ganhos a cada ataque ou ao utilizar uma habilidade. Estes pontos são exibidos na barra no canto superior esquerdo da tela. Ao lado da barra, após o nível 30, aparecerá uma pequena esfera. Ela se acende quando a barra atinge seu máximo, ou seja, 100 pontos. Então a barra é “zerada”, e a esfera é carregada com 1 ponto de chi (equivalente aos 100 pontos de vitalidade). Uma lista com informações completas sobre todas as Habilidades dos guerreiros pode ser encontrada no site da Level Up! Games. Clique aqui para conferir. A tabela do link acima nos dá informações detalhadas de cada habilidade como, por exemplo, o valor do dano causado por uma certa habilidade em determinado nível, quanto mana é necessário para conjurá-la, o tempo necessário para isso, etc. Agora, analisaremos as Habilidades de uma maneira mais prática, como são aplicadas no dia a dia de um Guerreiro. Uma observação deve ser feita em relação ao caminho Imortal ou Demoníaco das Habilidades. Como a escolha do caminho irá depender diretamente da build utilizada, só indicaremos os caminhos nas Habilidades correspondentes aos caminhos de armas. As demais Habilidades terão apenas a descrição dos bônus Imortal ou Demoníaco. Habilidades Ofensivas Estratégia / Dicas: Esta é uma grande arma do guerreiro. Além de causar um dano alto, ainda pode causar paralisação do inimigo. Como o tempo de paralisação é bem curto, a utilidade maior da habilidade será interromper uma habilidade ou combo do oponente. Caminho: Ambos aumentam o dano da arma para 120%, além de dar 50% de chance de paralisar o inimigo. Imortal aumenta a porcentagem de dano da arma para 180%. Demoníaco reduz o tempo de espera para 5 segundos.
© 2010 Todos os direitos reservados.
Guerreiros Parte2
Arma
Ataques por Segundo
Dano
Machados / Martelos
0,83
Alto
Machados de Haste Longa / Marretas
0,91
Alto
Espadas duplas / Lâminas duplas
0,91
Médio
Lanças/Estacas
1,00
Médio
Espadas / Lâminas
1,11
Médio
Punhos / Garras
1,43
Baixo
FOR
DES
Pontos Extras (PVE)
Pontos Extras (PVP)
Machados/Martelos
6
1
CON
CON/DES
Lanças
5
2
CON
CON/DES
Espadas/Lâminas
4
3
CON
CON
Garras
3
4
CON
CON
Digamos que o guerreiro terá como caminho primário machados/martelos, e espadas/lâminas como secundário. A build de Machados/Martelos requer 6 pontos em FOR e 1 em DES, enquanto a de Espadas/Lâminas requerem 5 em FOR e 3 em DES. Assim, basta adicionar 2 pontos de DES à primeira build para termos o secundário de espadas/lâminas, além de 1 ponto extra, para investir em CON. Na tabela abaixo, chamaremos o resultado final de build “híbrida”, uma combinação entre machados/martelos e espadas/lâminas.
FOR
DES
Pontos Extras (PVE)
Pontos Extras (PVP)
Machados/Martelos
6
1
CON
CON/DES
Espadas/Lâminas
4
3
CON
CON
Build “híbrida”
6
3
CON
CON
É uma das builds mais usadas entre os Guerreiros. Entre suas principais características estão o alto dano que causam aos oponentes e a alta defesa física. Porém, sua velocidade de ataque é bem lenta e, devido á baixa DES, os erros são freqüentes.
Desvantagens: Combates PVP, velocidade de ataque baixa, alta quantidade de erros.
O Guerreiro de lança é um personagem bem versátil, visto que tem um alcance muito alto – sendo o maior dentre os builds. Esta característica possibilita mais chances contra adversários que atacam à distância ou possíveis alvos em fuga.
Desvantagens: Muitas Habilidades em linha reta, não muito bom em combates PVE.
Desvantagens: Poucas Habilidades de área, baixa velocidade de ataque (2 mãos), baixo HP.
Desvantagens: Baixo HP/defesa física, dano baixo, poucas Habilidades de área.Guerreiros Parte3
Ataque do Tigre
Descrição: Ataque que causa dano físico acrescido de 10,8 a 866,7.
Evolução: Nem evolua esta habilidade.
Estratégia / Dicas: Pode ser utilizada durante os primeiros níveis, apenas como dano complementar.
Caminho: Ambos aumentam o dano extra para 2304. Imortal dá 25% de chances de recuperar 20 pontos de Vitalidade. Demoníaco reduz o tempo de preparação e execução em 0,1 segundos.
Soco de Uma Polegada
Descrição: Ataque que causa dano físico, além de dano por sangramento de 75,9 a 1897,5 durante 15 segundos.
Evolução: Obtenha pelo menos o nível 1, já que ela é um pré-requisito para outras Habilidades.
Estratégia / Dicas: Pode ser utilizada como primeira habilidade de um combo. Assim, estará ativa durante todos os 15 segundos, ou pelo menos por uma boa parte. É uma boa habilidade para os níveis iniciais, deixando de ser utilizada a partir do nível 40. O gasto em MP não compensa mais o dano relativamente baixo.
Caminho: Ambos aumentam o dano por sangramento para 4676. Imortalaumenta o dano por sangramento em 15%. Demoníaco reduz o tempo de sangramento para 12 segundos, sem reduzir o dano.
Maré Crescente
Descrição: Ataque que causa dano físico, acrescido de 149,5 a 1363,6. Requer 30 pontos de vitalidade.
Evolução: Mantenha esta habilidade no nível 1.
Estratégia / Dicas: Esta habilidade eleva seu “nível de ameaça”, que significa que, se este nível for alto o suficiente, o inimigo passará a lhe atacar, ignorando o resto do grupo. Muito útil para Chefes, quando não houver Bárbaros para tankar.
Caminho: Ambos aumentam o dano físico adicional para 2856. Imortal reduz o custo de vitalidade para 20. Demoníaco dá 25% de chances de recuperar 800 HP caso o golpe seja certeiro.
Vendaval Crescente
Descrição: O Guerreiro dá um salto e, quando atinge o chão, causa dano físico base ao inimigo, acrescido de 55 a 100% de dano da arma, e mais 281,5 a 1396,6. Tem ainda 23 a 50% de chance de paralisar o inimigo por 3 segundos.
Evolução: Evolua esta habilidade assim que puder.
Dragão Repentino
Descrição: Ataque à distância de 7,3 a 10 metros, que causa dano físico acrescido de 74,5 a 927,7.
Evolução: Maximize à medida que tiver pontos de alma extras.
Estratégia/Dicas: É a primeira habilidade à distância e, dependendo do caminho de armas escolhido, a única. Deve ser utilizada em inimigos em fuga ou que se aproximam, enquanto ainda não estão ao alcance de suas outras Habilidades.
Caminho: Ambos aumentam o dano físico adicional para 2211. Imortal reduz o tempo de espera para 5 segundos. Demoníaco aumenta o alcance em 2 metros.
Cindir a Montanha
Descrição: O guerreiro foca sua energia na arma para causar dano físico, acrescido de 484,2 a 1898,1. Tem 77 a 95% de chances de reduzir a velocidade do alvo em 42 a 60% por 10 segundos. O efeito de redução de velocidade não funciona no ar.
Evolução: Maximize à medida que tiver pontos de alma extras, após maximizar outras Habilidades mais importantes.
Estratégia/Dicas: Muito boa para inimigos que tentam fugir. Também permite que o guerreiro bata em retirada durante o tempo em que o inimigo está com velocidade reduzida.
Caminho: Ambos aumentam o dano físico adicional para 3300. Imortalacrescenta 20% de chance de congelar o inimigo. Demoníaco acrescenta um bônus de 800 de dano físico.
Dragão Violento
Descrição: Ataca os oponentes na direção frontal, causando dano físico acrescido de 553 a 1809,4 adicional.
Evolução: Evolua à medida que sobrarem pontos de alma, se utilizar as builds de machados/martelos ou lanças. Nível 1 é suficiente para punhos/garras e espadas/lâminas.
Estratégia / Dicas: É uma habilidade importante para causar danos em área. Pode ser utilizada em conjunto com outras de dano em área para um maior ganho de experiência e, conseqüentemente, uma evolução mais rápida.